Stawer Fórum
Seja bem-vindo ao Stawer Fórum,
Aqui você encontra tudo oque precisa, desde Games à Informática.
Para melho visualização do conteúdo do fórum, Registre-se!

Atenciosamente,
Administração Stawer Fórum.
Stawer Fórum
Seja bem-vindo ao Stawer Fórum,
Aqui você encontra tudo oque precisa, desde Games à Informática.
Para melho visualização do conteúdo do fórum, Registre-se!

Atenciosamente,
Administração Stawer Fórum.
Stawer Fórum
Últimos assuntos
» Template More Create [Blogger]
Vírus, Oque é isso ? EmptyDom Set 14, 2014 4:27 pm por artursk

» Banner Editável !
Vírus, Oque é isso ? EmptyDom Set 07, 2014 7:57 pm por raposa

» Template ATR Habbo - Plataforma Blogger
Vírus, Oque é isso ? EmptyTer Nov 12, 2013 6:17 pm por -Crash

» Fundo blog
Vírus, Oque é isso ? EmptySex Out 04, 2013 4:40 pm por Universal

» apresentaçao
Vírus, Oque é isso ? EmptyQui Jul 18, 2013 6:07 pm por digitalradio

» [TEMPLATE] Cria Habbos [TEMPLATE]
Vírus, Oque é isso ? EmptySáb Abr 27, 2013 10:55 am por Abusado

» Template do HabbMenta
Vírus, Oque é isso ? EmptySeg Mar 18, 2013 6:35 pm por Lolinaa

» Codigo selecione o fundo para blog 2013
Vírus, Oque é isso ? EmptySáb Jan 05, 2013 9:22 am por loko-poko

» Template blog habbo editado pelo the pixelando
Vírus, Oque é isso ? EmptyQua Jan 02, 2013 11:05 am por loko-poko

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Vírus, Oque é isso ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Vírus, Oque é isso ? Empty Vírus, Oque é isso ? Ter Out 11, 2011 10:42 am

FábioSilva

FábioSilva
Designer
Designer
Olá à todos! Hoje trago à vocês um este mini Tutorial-Explicativo destinado à proteger e ajudá-lo, nele você descobrirá o que são vírus , como se proteger , funções do FireWall e Anti-Vírus!


Vamos começar: Sistemas.

Primeiramente, você deve saber que tudo , repito: TUDO no computador é feito por meio de Códigos , estes códigos são: BBcode , HTML , tags e vários outros mas este são os principais.
Então, tudo , até mesmo estas palavras que você lê , são códigos para seu CPU , o computador "lê" tudo no sistema binário de numeração: 0 = desligado , 1 = ligado.
Ainda por cima, são colocados em base de potências, usando apenas 1 e 0 chegam há todos os números conhecidos. Isto é o básico do computador, um monte de números em forma de códigos que ,quando registrados pelo computador , se transformam em imagens e outros códigos!
Mas para nós, a coisa passa para as letras, então , ao invés de termos de combinar 1 e 0 temos que combinar letras e sinais como: " , . []{}<>" () .
Então, quando unimos eles na forma correcta, criamos um código no computador na forma binária que vai Lê-lo e ativá-lo. O teclado tem parte nessa função , que cada botão , manda um código binário ao CPU.

Então, vendo desta forma , os vírus não passam de programas , ou seja , são estes códigos alfabéticos que o computador lê em forma binária e ativa funções que acaba fazendo coisas ruins , para nós.
Lógicamente, o trabalho dos anti-vírus é desativar este código e desviá-lo, impedindo que este ative uma função.



Tema 1: Code VS Code

Como você aprendeu antes, tudo no computador é uma espécie de código. Então, basicamente o trabalho dum anti-vírus é bloquear, inutilizar, deletar e distorcer este code que não foi feito por nós!

Mas então, porque precisa dum programa específico?

Primeiramente isso facilita nossa vida, não tendo que abrir o bloco de notas toda vez que ver algo de errado e ficar 8 horas digitando. Além disso, o anti-vírus tem a habilidade de avaliar se o code foi digitado pelo teclado ou por outro programa, isso é essencial para que ele não bloquei algo que fizemos por vontade e libere coisas de demais servidores!

Alguns vírus, como , por exemplo , os Cavalos de Tróia , invadem seu PC burlando o anti-vírus e/ou firewall, pois se "disfarçam" como programas inofensivos e então se revelam atacando tudo. E como ele age como se você tivesse dado á permissão, seu pc libera a passagem.


Tema 2.2: Bloqueando os invasores!

amos supor que seu Computador foi invadido por um vírus que , repentinamente , fez uma página abrir e tudo nela vai sendo deletado , a pasta fecha e inicia em outra. Á uma altura destas, o anti-vírus reconhecerá que este é um vírus e começará o trabalho para bloqueá-lo. Mas claro, já é um pouco tarde e você perderá muita coisa e seu computador será muito danificado, mas numa ação rápida, poderá salvar a maioria de seu computador.

Ah, mais então vou por três anti-vírus e meu pc vai ficar protegido, certo?

Errado! Não importa que você tenha 1 , 2 ou 3 , todos terão a mesma função e numa ocasião desta, um apenas vai atrapalhar o outro! O melhor é escolher um bom anti-vírus, de alta qualidade , e se precaver para não ser pego por vírus! Para proteger seu computador é fácil: mantenha seu FireWall ativo, seu anti-vírus , evite clicar em tudo o que vê , não baixe tudo que anuncião , delete coisas inúteis e só entre em sites em que confia!

Tema 3: Vírus , Malware ou Spyware ?

Vírus virtual é o nome dado à todo tipo de programa ou codificação que agride seu computador de forma indesejável! Portanto, Malware , Spyware , Cavalo de Tróia e outros são vírus sim! Apenas são classificados por funções diferentes, os mais conhecidos são:

Spyware: como o próprio nome ja diz, Spyware significa: Spy/Ware = Spy ( Espião ) + Ware ( programa, vírus ) . Então , o "Programa Espião" é um tipo de vírus que, ao entrar no seu computador , coleta suas informações, como: Senhas , programas instalados, e-mails , códigos , informações , cookies, histórico... E então manda-os ao servidor núcleo , ou seja , aquele que o dispersou na rede , assim este tem acesso à tudo que você faz ou fez! Geralmente é usado por hackers de bancos , ou por um amigo seu que quer hackear sua rede social para te caçoar.

Cavalo de Troia: Estes são simplesmente, vírus
que se disfarçam como programas comuns e se instalam em seu computador em questão de minutos atacando logo em seguida. Os cavalos de troia foram criados originalmente para esconder os Spyware , mas após de ocorrer falhas pois acabavam danificado o servidor núcleo , passaram a ser usados para esconder demais tipos de vírus que atacam diretamente seu HD e Windows ( ou outro que usar como mac ou linux ).

Malware: Malware , como o Spyware , explica sua função no nome pois , Mal/ware = Mal ( Maligno ) + Ware ( programa, vírus ) , ou seja , Programa Maligno. Este é o grupo de vírus que destrói seu computador! Invade-o , deleta seus programas , arquivos , danifica HD , altera configurações , alguns conseguem até desativar suas defesas e então , conectar-se ao servidor núcleo e fazer o download de uma gama imensa de Malwares que destroem seu computador!

Tema 3.2: Vírus? Meu computador tá com gripe?

Não, com certeza não! Como você já aprendeu no Tema 1 , o Vírus de computador é apenas um programa que ativa códigos que fazem coisas " maléficas " no seu computador!

Mas então, porque chamamos estes programas de Vírus?

Vírus , na realidade , é um ser abiótico¹ que libera toxinas no seu corpo causando danos , diferente das bactérias que atacam células se alimentando das proteínas , oxigênio e sais minerais recebidas por ela. Então, olhando por um lado conotativo² , os Vírus de computador são basicamente isso: algo não-vivo que causa danos ao seu CPU. Então, está foi a ligação entre Vírus e um Programa Maligno !

Glossário:

abiótico = aquilo que não tem vida, a/biótico = A ( do latim que significa Não ) + biótico ( vida ) , ou seja , não-vivo.

conotatividade = sentido figurado , quando um termo não tem seu significado real , significado associado por parecer/igualar-se.

Tema 4: Firewall? O que é isso?

Este programa tem a mesma função do anti-vírus, como seu nome diz: parede de Fogo. Ele é sua linha de frente defensiva, tudo que entra no seu Computador passa por ele! Nunca deixe-o desativado.

Tema 5: Como me protejo? Estou seguro?
Tecnicamente, ninguém está seguro ou imune à Vírus! Muitas vezes você pode ter vírus no seu computador e nem saber,já que , alguns deles , precisam que você abra a pasta dele ou a que ele tenha se instalado. Abaixo deixo uma lista sobre como se proteger.
Nunca desative seu Firewall.
Mantenha seu anti-vírus sempre ativo e leia com atenção suas informações.
Delete pastas ou arquivos/programas inativos, cujos você nunca usa.
Não deixe sua lixeira cheia, se costumar deletar muitas coisas, esvazie-a a cada 7 ou 15 dias.
Não clique em tudo que vê e só baixe coisas de sites que confie!
E-mail sobre prêmios, propagandas ou noticias sobre a empresa, escola ou banco podem ser falso , confira sempre o link e nunca abra-o. Se participou dum concurso ou tem duvidas contate a empresa responsável e eles dirão se o e-mail é verdadeiro.
Não compartilhe dados pessoais!
Se seu PC foi infectado e parou de responder, desligue-o pelo estabilizador/tomada , sem energia o vírus não se propaga e talvez, pode ficar inativo e parar sua destruição dando tempo ao anti-vírus após re-ligar.




~~~~~~FIMMMMMM~~~~~~

#2Vírus, Oque é isso ? Empty Re: Vírus, Oque é isso ? Ter Out 11, 2011 10:56 am

artursk

artursk
Administrador
Administrador
Fadde escreveu:Olá à todos! Hoje trago à vocês um este mini Tutorial-Explicativo

Eu não vi nada de mini nisso aí '-'
Mesmo assim Good Topic.
Nunca terei paciência de ler tudo isso Vírus, Oque é isso ? 1805953252

https://stawer-forum.forumeiros.com

#3Vírus, Oque é isso ? Empty Re: Vírus, Oque é isso ? Ter Out 11, 2011 10:58 am

FábioSilva

FábioSilva
Designer
Designer
artursk escreveu:
Fadde escreveu:Olá à todos! Hoje trago à vocês um este mini Tutorial-Explicativo

Eu não vi nada de mini nisso aí '-'
Mesmo assim Good Topic.
Nunca terei paciência de ler tudo isso Vírus, Oque é isso ? 1805953252

artursk, esse é um mini tuto, perto dos outros '-'

#4Vírus, Oque é isso ? Empty Re: Vírus, Oque é isso ? Ter Out 11, 2011 11:24 am

Ultimate

Ultimate
Postador
Postador
artursk escreveu:
Fadde escreveu:Olá à todos! Hoje trago à vocês um este mini Tutorial-Explicativo

Eu não vi nada de mini nisso aí '-'
Mesmo assim Good Topic.
Nunca terei paciência de ler tudo isso Vírus, Oque é isso ? 1805953252

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos